Translate this Page

Rating: 3.4/5 (14 votos)

ONLINE
1




Partilhe esta Página



Total de visitas: 2176
Igreja: o corpo natural de Cristo
Igreja: o corpo natural de Cristo

Não é necessário estar na igreja para ser salvo. É preciso ser igreja para estar salvo. Congregar é ato daqueles que são igreja. O próprio termo igreja (eclesia) implica em reunião. Não é uma reunião de quem vai ao templo, mas uma reunião como em um corpo que nunca se desmembra. Não diz respeito a um ir, antes a um fazer parte, isto é, não se vai a igreja, e sim se reúne como igreja. Compreender isto é sumamente importante para se ser discípulo de Cristo.

Não congregar (reunir) seria o equivalente a um membro do corpo que não quer se comungar com os demais membros. Imaginemos um corpo em que o braço não queira hoje estar nele, o corpo continua sendo corpo, mas aquele braço, como que decepado, passa a ser apenas um membro inválido, ou seja, deixa de ser membro e logicamente a vida não está nele.


Não se pode ser igreja sozinho, logo não se pode afirmar salvação alguém que rejeite o corpo do próprio Cristo e sua comunhão. Se equivoca quem pensar em dizer "não há salvação fora da igreja", pois isto coloca novamente a igreja como local e não como corpo natural de Cristo. Todavia não há salvação sem ser igreja e não há igreja que não se reúna e se mantenha unida pelo vínculo de Cristo.


Como somos seres que ocupa espaço, não há como nos reunirmos senão em algum espaço, no entanto, é necessário compreender que a união da Igreja do Senhor ultrapassa o tempo e espaço, sendo não apenas uma reunião local, mas acima de tudo espiritual e, desta comunhão participam todos os salvos de todos os tempos (mesmo os que já estão com Cristo) e lugares (não importa a distância). Não, eles não descem ou vêm até nós e nem nós subimos ou vamos até eles. Tal comunhão se dá unicamente pelo fato de tanto eles quanto nós sermos todos salvos e pertencentes a um único corpo, o de Cristo.


Porém, é necessário compreender que ser igreja nunca pode ser tido apenas como um acontecimento no tempo e no espaço, há o momento de coletividade de adoração que pode ser chamado de momento de convergência no qual todos participam em uma reunião física e comum. Contudo, ser igreja transcende a reunião momentânea e se expressa também em uma reunião espiritual. Ou seja, não importa por onde eu vá meu braço sempre é parte de meu corpo se permanece no meu corpo; assim não importa se a reunião terminou continuo sendo corpo de Cristo e sendo ligado a todos os demais membros. Portanto, assim como minha mão tem responsabilidade com minha outra mão e também meu pé em fazer andar o restante de meu corpo; assim como igreja cada um é responsável em amor em cuidar de seu irmão como parte do corpo de Cristo.


Se nos reunimos apenas momentaneamente para louvar e adorar a Deus, mas não temos consciência do que é o corpo de Cristo, temo que nossas reuniões nada mais são que um passatempo em um dia de domingo. Se durante todo o restante da semana vivo como se não fosse membro do corpo de Cristo e não tenho nenhuma responsabilidade com meu irmão a quem vejo é vã toda e qualquer reunião que eu queira oferecer a Deus a quem não vejo.


Ser igreja é ser o corpo de Cristo guiado pelo cabeça que é o próprio Senhor. O corpo não vai onde quer, mas apenas onde a cabeça lhe guia. A igreja não deve fazer o que lhe agrada, mas antes o que agrada a Deus, pois somente Ele sabe como devemos fazer isto.


O Senhor nos ajude!